quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Resenha #4 : Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Sinopse: Após o fim  da américa do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anaul transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos de cada distrito são delecionados e obrigados a lutar até a morte! Leia sinopse completa.











Este livro é excepcional! Não tenho palavras para descrever o que este livro me causou!
Bom, eu estpu prometendo a resenha deste livro aqui a mais ou menos duas semanas, porém, com eu sou um pouco lento para ler, a resenha está saindo hoje. Na verdade, eu não gosto de ler muito rápido os livros, porque não quero perder nenhum detalhe da obra, e também não gosto de ler muitos livros so mesmo tempo, para não fazer confusão das histórias...

Jogos Vorazes é um livro maravilhoso; confesso que comprei, porque vi muitas resenhas e comentários bons com relação a ele, como já falei aqui a alguns dias atrás; é um livro caro, e não tem tantas coisas assim, na capa nem muitos detalhes para fazer que ele tenha esse preço absurdo!
Mas a história é fantástica!

O livro narra em primeira pessoa (que é a minha preferência de narração, particularmente), a história de Katniss, que é uma garota, o que eu achei bem interessante, é que normalmente, quando um livro é narrado por garotas, a narração fica bastante, como eu posso dizer... Leve, cheia de frescura! Tipo uma Bella da vida!
Mas Katniss, é totalmente o inverso dessas garotas submersas no chick lit, ela é interessante, me surpreendi um tanto com tamanha inteligência da garota.
Ela quem tem que correr atrás de comida para sua família, que assim como ela passaram constantes períodos de fome negra; depois que o pai morreu, ver em si própria a necessidade de ser a substituta, com relação em mater a família viva. Já que em sua mae ela não pode confiar, porque em um determinado momento, ela as deixou, Katniss e Prim sua irmã.
A cada parte de sofrimento de Katiniss, eu sofria junto com ela, e essa é uma das características marcantes do livro; ele tem o poder de te inteirar dentro da história... Isso é um tanto emocionante!

Todo ano é organizado um evento, tipo um Big Brother. Porém com o nome de "Jogos Vorazes", que consistia na seleção de dois participantes ou "tributos", como são tratados no livro; de cada distrito, sendo um garoto e uma garota, de 12 a 18 anos; aos quais eram colocados numa arena vasta, com animais, árvores, rios, uma paisagem natural, e ali eles eram obrigados a se digladirem até a morte!
Na seleção desses "tributos", Prim, irmã de Katniss, foi selecionada, junto com Peeta Mellark - filho do padeiro - porém, Katniss se prontificou ao lugar de Prim, a ser mais um tributo nos "Jogos Vorazes".

Chegando lá na arena, ela passa por uma série de sofrimentos; sem falar de que ela viu a morte  se aproximar várias vezes, mas conseguiu enganá-la.
Dessa forma, o livro vai narrando de forma conflitante os acontecimentos que vão sucedendo no enredo da história.
O livro é realmente surpreendente; quando eu começava a lê-lo, eu não conseguia parar!
Eu super-indico esse livro; me envolvi duma forma com o livro, que fiquei pensado muito tempo depois de ter terminado.

Avaliação:

*Capa: 3/5 - Bom, pelo preço, a capa não vale isso tudo; o único detalhe de fato relevante, é um emblema de uma ave em alto relevo.

*Enredo: 5/5 - A história é fantástica, valeu a pena pagar os R$ 37.

*Narração: 4/5 - Excelente, porém só é um pouco confusa.

Nota Geral = 4,5

Collins, Suzanne.
Rocco.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Aviador Read
Ler é o que importa...